Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O papel filtrante da mata ciliar


A mata ciliar pode melhorar a qualidade da água por reter grande parte de nitrogênio e fósforo vindos de áreas cultivadas vizinhas. A eliminação da mata ciliar favorece a eutrofização ou adubação excessiva do corpo d água com esses nutrientes, e consequentimente proliferação de algas e mortalidades de plantas aquáticas e peixes. O excesso de nitrato na água potável pode causar uma doença grave em bebês e nas vacas prenches e seus fetos, a metemoglobinemia ou doença da criança azul.
Quando a mata ciliar recebe grande quantidade de nutrientes por tempo prolongado, exercendo intensamente o papel filtrante, a exploração periódica da sua parte mais externa é recomendada tecnicamente. Isto serve para remover os nutrientes capturados pelas árvores e refazer a capacidade de absorção da floresta, associada ao crescimento inicial rápido da nova vegetação. Esse procedimento, entretanto, não é previsto pela legislação em vigor no Brasil.
As raízes da vegetação ciliar seguram o solo das margens, portanto sua remoção pode causar desbarrancamento, levando a aumentos de turbidez e do assoreamento. A mata ciliar também retém sedimentos oriundos de áreas agrícolas anexas. A sedimentação diminui a penetração da luz na água, afetando o crescimento e reprodução de plantas aquáticas, e causa assoreamento, o qual interfere na alimentação e reprodução de peixes e insetos aquáticos.

Bibliografia
AREND, J.L. Infiltration as affected by ter forest floor. Soil Science Society of America Proceedings, Madison, v.6, p. 430-435, 1941.
(Livro: REFLORESTAMENTO de Propriedades Rurais para fins Produtivos e Ambientais)

0 comentários:

Postar um comentário